A sigla ESG (ambiental, social e governança, em português) é utilizada para dizer o quanto uma empresa busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, além de manter os melhores processos de administração.
Na URANO a dimensão ambiental considera o impacto da empresa no meio ambiente, como a gestão de resíduos e consumo de energia.
Já a dimensão social considera os aspectos relacionados às pessoas, como a gestão de recursos humanos, diversidade e inclusão, segurança e saúde ocupacional, direitos humanos e engajamento com a comunidade.
Por fim, a dimensão governança se refere à maneira como a empresa é gerenciada, como a transparência nas informações, a ética nos negócios, a gestão de riscos e a remuneração dos executivos.
“A governança ambiental, social e corporativa, ESG, já é uma realidade na nossa empresa. O que estamos trabalhando agora é reunir todas as práticas que são vivenciadas em prol de objetivos sociais, com foco em potencializar ainda mais as iniciativas”, disse Simone Leite – diretora administrativa.
A nova iniciativa da URANO é a instalação de uma usina solar com sistema de microgeração de energia elétrica através de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 50 kWh. Dessa forma, ela gera energia suficiente para toda sua operação, ficando totalmente autossuficiente.