Inmeq tira de circulação mais de 120 balanças piratas em São Luís

Para chamar a atenção para o Dia Nacional de Combate à Pirataria, dia 3 de dezembro, o Instituto de metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq Maranhão) deflagrou uma operação de fiscalização de balanças comerciais, com o objetivo de verificar se estão devidamente certificadas pelo Inmetro, conforme as normas de metrologia legal.     

O Maranhão tem se destacado em uma iniciativa fundamental para proteger os consumidores e recentemente lançou o Projeto Balança Legal.

Em apenas 4 dias, foram apreendidas mais de 120 balanças falsas, muitas delas utilizando indevidamente marcas de fabricantes conceituados. Essa prática prejudica tanto os consumidores, que podem ser lesados no peso dos produtos, quanto a reputação de empresas idôneas..

Com essa operação, o estado reforça a importância da transparência e confiabilidade nos instrumentos de pesagem.

Diga não à pirataria! Valorize as práticas éticas e instrumentos regulamentados.

PROJETO BALANÇA LEGAL:  é uma iniciativa do Inmeq Maranhão que visa combater o uso de balanças irregulares e obsoletas no comércio do estado. O projeto tem como objetivos: garantir a segurança e a confiança nas transações comerciais; fortalecer o mercado, promovendo práticas mais justas e transparentes e oferecer suporte financeiro e operacional para que os empreendedores se adequem às normas regulamentares.




Imagens meramente ilustrativas | O fabricante reserva-se ao direito de modificar as características dos produtos sem aviso prévio.