A prevenção de perdas nos supermercados é uma prática essencial para minimizar os inúmeros prejuízos que elas causam e melhorar lucratividade com sustentabilidade.
Dentre as diversas ações que podem ser realizadas para minimizar esses prejuízos, destacamos 3 dicas:
1 – Controle de validade dos produtos – Prática que permite que os produtos que estão mais próximos do vencimento sejam priorizados para consumo ou venda. Além do desperdício, ela evita multas e interdições por venda de produtos vencidos ao consumidor final (Lei de Olho na Validade).
2 – Rastreabilidade – Realizar um gerenciamento e monitoramento dos produtos pré-embalados e/ou pesados através de relatórios ou sistemas possibilita ao dono do negócio a gestão desde a entrada do insumo até a venda no caixa da loja. Essa prática possibilita a adoção ações gerenciais e promocionais que evitam o desperdício e as perdas.
3 – Sustentabilidade – Prefira o uso de equipamentos que levam em consideração a dimensão ambiental, promovendo a sustentabilidade, otimização de recursos e economia de custos operacionais.
A Urano possui soluções de pesagem e rotulagem que são ferramentas poderosas para a prevenção das perdas. Possibilitam o controle de validade, a rastreabilidade e contribuem para a dimensão ambiental (ESG), com redução de custos e de consumo de papel em até 50%!